Com base nas demandas apresentadas por gestores das redes de ensino e professores das escolas campo (Preceptores), este curso considera que a participação dos Professores da escola-campo no Programa de Residência Pedagógica não se limita somente à interação com os respectivos residentes (estudantes da Universidade), mas com comunidade escolar e os atores da Universidade (residentes e Docentes Orientadores). Portanto, julga-se que esse contato pode/deve romper com os limites da sala de aula dos componentes curriculares trabalhados, subsidiando o professor da escola-campo a atuar com futuros professores nos diversos espaços e estruturas associadas à profissão docente. Para tanto, busca-se com este Curso de Extensão investir ações em prol da formação continuada de professores das escolas campo (Preceptores), bem como na interlocução entre a Escola Básica e a Universidade, vendo na implementação do Programa Residência Pedagógica, um elo possível para a articulação Orientador-Preceptor- Residente-Comunidade Escolar. Essa articulação, por sua vez, contribuirá com a formação/ação docente, tanto no âmbito inicial (Residentes), quanto no âmbito da formação contínua (Preceptores, gestores, pedagogos), por meio de práticas investigativas e reflexivas da vivência na sala de aula, da rotina escolar, das políticas educacionais e seus reflexos na prática educativa, potencializando assim a formação inicial e continuada no contexto de atuação profissional.

 

OBJETIVOS

 

Objetivos gerais:

 Nesta proposta busca-se estabelecer uma articulação interinstitucional entre escola básica e universidade, considerando-se o regime de colaboração entre ambas as instituições como prática necessária, uma vez que estes diferentes locais formativos desenvolvem-se em torno de objetivos comuns, o de formação humana.

Objetivos específicos:

 Contribuir para a Formação Continuada de Preceptores do Programa Residência Pedagógica nas Licenciaturas da Ufes, colaborando para melhor compreensão sobre as necessidades específicas do trabalho docente na escola- campo, bem como as necessidades dessa escola para a formação dos escolares. - Promover a identificação e compreensão dos problemas e soluções vividos nas práticas pedagógicas da escola-campo, problematizando currículos escolares e de formação de professores, com vistas à transformação dos seus contextos de atuação.

 

CONTEÚDOS

Unidade I – O Programa de Residência Pedagógica e sua contribuição para a práxis docente

- As aprendizagens da profissão docente

- A formação continuada e os estágios

Unidade II – Questões educacionais, acompanhamento de residentes e os Preceptores

- A atuação do Preceptor do Programa de Residência Pedagógica nos processos de acompanhamento de residentes do Programa de Residência Pedagógica

- Contextos Escolares e novas demandas de atuação: questões étnico-raciais e a educação ambiental

Unidade III – O trabalho do preceptor e suas experiências no Programa de Residência Pedagógica

- Currículo escolar, planejamento, objetivos, procedimentos de trabalho, parcerias, interdisciplinaridade, dificuldades, limites, possibilidades, avaliação e perspectivas investigativas.